Habilidades Sociais e Dependência Química

Desde que nascemos criamos e desenvolvemos relações com nossos semelhantes. Para que possamos ter uma interação social saudável, podemos treinar nossas Habilidades Sociais. Mas afinal o que são essas habilidades e como treiná-las?

Caballo (2006) chama de Habilidades Sociais “… um conjunto de comportamentos emitidos por um indivíduo em um contexto interpessoal que expressa sentimentos, atitudes, desejos, opiniões ou direitos desse indivíduo de modo adequado à situação, respeitando esses comportamentos nos demais, e que geralmente resolve os problemas imediatos da situação enquanto minimizando a probabilidade de futuros problemas“.

O Treinamento em Habilidades Sociais (THS) estrutura-se através de um conjunto de procedimentos de terapia comportamental que ensina o indivíduo à comportar-se de maneira adequada em situações sociais.

O estudo de Caballo (2003) destaca, mais especificamente, que a falta de habilidades sociais pode colaborar para a dependência química, especialmente pelo uso instrumental que as substâncias psicoativas aparentam proporcionar em contextos sociais. Ainda segundo o autor, evidências empíricas indicam que não possuir habilidades sociais suficientes poderia estar relacionado ao uso de drogas, como um meio para enfrentar a vida diária ou fortes pressões externas.

Aqueles que possuem dependência química tendem à enfrentar situações sociais que consideram difíceis com a ajuda de alguma substância, ao invés de manifestar comportamento assertivo. Treinar as habilidades sociais é de extrema importância para tratar as interações sociais e favorecer a prevenção de comportamentos de risco e recaídas. Na CRENVI, são desenvolvidos grupos semanais sobre o assunto. Entre em contato conosco para saber mais!!!